Esta disciplina apresenta os vários sistemas e protocolos existentes no mercado comercial, aptos a automatizar sistemas domésticos, de forma a facilitar a vida quotidiana doméstica nos seus vários níveis (apoio a pessoas necessitadas, sistemas de alarme automatizados, automatização e controlo de processos, etc.).
Também apresenta alguns modelos de integração de sistemas de energias renováveis com sistemas de controlo e eficiência, no âmbito do ambiente urbano e doméstico.
Os edifícios são os maiores consumidores de energia na Europa - cerca de 40% da energia final consumida -. A eficiência energética dos edifícios assenta em princípios de optimização e racionalização do consumo de energia, qualquer que seja a sua proveniência. Pretende-se com a disciplina definir metodologias destinadas à utilização sustentável da energia nos edifícios, começando, desde logo, na fase de projecto, com o recurso a soluções construtivas e de equipamento que maximizem o conforto higrotérmico, evitando o recurso sistemático e indiscriminado a sistemas activos de climatização.
A unidade curricular de Gestão de Projetos pretende dotar os alunos com recursos necessários para se envolverem na conceção, planeamento, desenvolvimento e avaliação de projetos nos mais diversos contextos organizacionais, sensibilizando-os, em simultâneo para os mecanismos de boas práticas em gestão de projetos.
The subject of Project Management aims to increase awareness and knowledge of students about the necessary resources to concept, plan, develop and evaluate projects in many organizational areas and simultaneously, provide mechanisms of best practices in project management.
Mercados Energéticos e Gestão Ambiental