
Esta unidade curricular visa um estudo teórico-prático de carácter cognitivo-construtivista e imbuído de uma perspectiva reflexiva sobre o desenvolvimento psicolinguístico e comunicacional da criança (0- 12 anos). Incide no conhecimento sobre a respectiva aquisição e desenvolvimento comunicativo e da linguagem oral e escrita no ensino pré-escolar e no 1º e 2º CEB. Aborda os respectivos processos nos domínios do ouvir/falar, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da Língua Portuguesa e as finalidades da aprendizagem da língua materna e como língua segunda nesses níveis de ensino e inerentes contextos e estratégias. Nesta linha, procura possibilitar ao formando o alicerçar de competências articuladas com a respectiva prática profissional de modo a obter uma formação científica, pedagógica e didáctica que lhe permita uma futura docência reflexiva, activa, motivadora e atenta à realidade individual e social dos futuros discentes. Estas competências englobam as dimensões: de natureza científica (conhecimento de teorias e modelos heterogéneos que permitem descrever com maior rigor possível os conteúdos a leccionar); de natureza pedagógica (capacidade para adequar a informação exigida pela complexidade dos conteúdos programáticos ao previsível desenvolvimento intelectual e sócio-afectivo dos alunos) e de natureza didáctica (capacidade para proceder às adaptações ditadas por um processo em que necessariamente se cruzam diferentes estratégias, ritmos e estilo de aprendizagem).