A introdução de produção descentralizada apresenta desafios para a operação dos sistemas elétricos de energia e cria a necessidade das redes elétricas se tornarem mais flexíveis, para que possam assegurar fiabilidade, qualidade de serviço e eficiência operacional.

Esta unidade curricular aborda conceitos ligados à produção descentralizada de energia elétrica, a partir de fontes de energia renovável e de energias fósseis, e a sua integração na rede elétrica pública.

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam analisar e dimensionar os diferentes tipos de sistemas produtores e compreender a necessidade de gerir adequadamente o despacho dessa mesma energia.

A unidade curricular encontra-se dividida essencialmente em duas partes distintas: sistemas de produção de energia elétrica e despacho da energia elétrica na rede elétrica pública.

Esta unidade curricular aborda conceitos ligados à radiação solar, como fonte de energia na produção de biomassa e como fonte de energia térmica através da utilização de coletores solares.

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam analisar e dimensionar os diferentes tipos de sistemas solares térmicos e sistemas domésticos de biomassa sólida, assim como compreender e diferenciar as tecnologias de produção e as aplicações de biocombustíveis líquidos e gasosos.

A unidade curricular encontra-se dividida essencialmente em duas partes distintas: sistemas solares térmicos e sistemas de biomassa (biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos).

Esta unidade curricular aborda conceitos ligados à produção de energia elétrica a partir de fontes de energia renovável, nomeadamente, da radiação solar e do vento. Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos e competências que lhes permitam analisar e dimensionar sistemas fotovoltaicos e sistemas eólicos.