A UC Outras Tecnologias de Transformação de Alimentos I encontra-se dividida em 2 módulos de Processamento/Embalagem e Operações Unitárias. Cada uma das componentes tem peso de 50% na nota final da UC, distribuídos entre aulas práticas, teóricas e trabalho individual do aluno.

Os objetivos fundamentais na componente de Processamento são: (i) conhecer o processamento dos cereais para a obtenção do pão, massas alimentícias e cereais de pequeno almoço; o processamento do arroz; técnicas envolvidas na conservação e processamento dos frutos e vegetais minimamente processados; as técnicas de processamento dos produtos pré-cozinhados e minimamente processados. (ii) distinguir as diferentes matérias-primas nos processos indicados na alínea i; (iii) conhecer os parâmetros físico-químicos e sensoriais responsáveis pela qualidade final do produto.

Na componente de Embalagem, o objetivo é conhecer os materiais de embalagem utilizados assim como as técnicas e sistemas de embalagem (MAP, VP, Embalagem ativa, etc).

Na componente de operações unitárias são descritas as principais operações unitárias envolvidas no processamento de cereais e produtos pré-cozinhados e minimamente processados e os respectivos equipamentos; são desenvolvidas as equações que descrevem essas operações unitárias e calculadas as variáveis processuais envolvidas; e, ainda discutido o efeito das operações unitárias abordadas na qualidade dos produtos alimentares.

Módulo de Embalagem da componente de Processamento + Embalagem relativo a todas as Tecnologias Alimentares I.

São abordados temas relacionados com três áreas da tecnologia de embalagem: principais materiais, sistemas e aplicações. São introduzidos conceitos acerca das principais propriedades dos materiais, produção e função de embalagens de vidro, metálicas, plásticas e celulósicas. Discussão  temas relacionados com importância do projeto e escolha adequada da embalagem mais relevante em cada tecnologia alimentar em estudo. Também são focados outros importantes temas, tais como: a higienização das embalagens/materiais de embalagem; operações de formação, enchimento e fecho; bem como equipamentos relacionados.