Esta UC colocará à disposição dos formandos um conjunto de temas emergentes da Educação Literária, visando aprofundar conhecimentos sobre as especificidades da Literatura para a Infância e Juventude. Pretende-se, ao longo dos seminários que compõem esta UC, através do contacto com especialistas de diferentes áreas (investigadores, professores, escritores, jornalistas, ilustradores…) e da partilha de boas práticas, dotar os formandos de conhecimentos e de ferramentas que lhes permitam otimizar as orientações curriculares que tenham por base materiais literários, tornando-os capazes de efetuar escolhas criteriosas e de planificar e desenvolver atividades enriquecedoras nos diferentes contextos onde atuam.


Pretende-se, nesta UC, traçar um percurso evolutivo da Literatura para a Infância, em geral, e no nosso país, em particular, com especial incidência na produção pós década de 90 do século XX. O convívio entre tradição e inovação, que dá corpo ao abrangente leque temático e discursivo que enforma o atual panorama da produção literária, destinada às crianças e aos jovens, acentua a riqueza destes textos no que ao desenvolvimento de competências leitoras e literárias diz respeito. Descobrir e apropriar-se do manancial encerrado na atual produção deste segmento editorial é o grande objetivo desta UC.