Unidade Curricular de teor prático, em que os alunos são convidados a experimentar diversas técnicas e instrumentos de representação essenciais no processo de analise, reflexão e desenvolvimento do processo de design, em que o desenho se assume como ferramenta privilegiada.

Assim sendo pretende-se que os alunos, no desenrolar da unidade curricular de Desenho IV, consigam desenvolver as faculdades cognitivas e motoras essenciais ao entendimento do desenho como elemento determinante no processo de exploração e definição de soluções em design do produto. 

O programa apresentado centra a sua atividade em temáticas associadas à relação objeto-individuo, explorando diferentes abordagens que permitam melhor entender essa mesma relação. O foco do corpo humano, a sua composição, estrutura, e dinâmica, permitirá enquadrar e melhor compreender a articulação possível entre o indivíduo e o artefacto. Esta perspetiva conferirá ao aluno um maior conhecimento sobre a forma de apropriação do homem ao objeto, bem como na definição do objeto para satisfazer as condições fisiológicas do ser humano.

Para além dos conteúdos abordados, serão igualmente explorados diferentes formas de comunicação, quer na sua forma, quer nos suportes utilizados.