DESENHO TECNICO E CAD (modulo desenho à mão)
(DT 1mod)

 

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ANO LECTIVO DE 2011-2012

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

 

DESENHO TÉCNICO E CAD

(módulo de desenho à mão em estirador)

 

turno diurno, turma 1 (2ªs-feiras, 15h30 - 17h30; 5ªs-feiras, 14h00 - 15h30)

 

aula 1

23.fev.12

 

Apresentação do curso.  Objectivos e finalidades da cadeira e conteúdo curricular e temático.  Metodologias, métodos e critérios pedagógicos adoptados;  meios didácticos recomendados aos alunos.  Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas;  desenho como linguagem técnica.  Desenho Técnico à mão e por meio de aplicações informáticas.

 

aula 2

27.fev.12

 

Inquirição escrita acerca do nível, da profundidade e da qualidade dos conhecimentos possuídos pelos alunos para referência e orientação pedagógica (I e II parte).

 

aula 3

1.mar.12

 

Comentários sobre a Inquirição feita na aula anterior.

trabalho 1:  rectas perpendiculares e paralelas e divisão de segmentos de recta em partes iguais.

 

aula 4

5.mar.12

 

Comentários acerca do trabalho 1.

trabalho 2:  bissectriz de um ângulo;  desenho de circunferências sob diferentes dados;  recta tangente a uma circunferência e recta tangente a uma circunferência.

 

 

aula 5

8.mar.12

 

 

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turno nocturno, turma 1 (4ªs-feiras, 18h00 - 19h30; 5ªs-feiras, 21h30 - 23h30)

 

aula 1

22.fev.12

 

Apresentação do curso.  Objectivos e finalidades da cadeira e conteúdo curricular e temático.  Metodologias, métodos e critérios pedagógicos adoptados;  meios didácticos recomendados aos alunos.  Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas;  desenho como linguagem técnica.  Desenho Técnico à mão e por meio de aplicações informáticas.

 

aula 2

23.fev.12

 

Inquirição escrita acerca do nível, da profundidade e da qualidade dos conhecimentos possuídos pelos alunos para referência e orientação pedagógica (I e II parte).

 

aula 3

29.fev.12

 

Comentários sobre a Inquirição feita na aula anterior.

trabalho 1:  rectas perpendiculares e paralelas e divisão de segmentos de recta em partes iguais.

 

aula 4

1.mar.12

 

Comentários acerca do trabalho 1.

trabalho 2:  bissectriz de um ângulo;  desenho de circunferências sob diferentes dados;  recta tangente a uma circunferência e recta tangente a uma circunferência.

 

aula 5

7.mar.12

 

trabalho 2:  execução e discussão.

 

aula 6

8.mar.12

 

 

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INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

 

DESENHO TÉCNICO E CAD

(módulo de desenho à mão em estirador)

 

ANO LECTIVO DE 2011-2012

                            TIPO E

            LOCALIZAÇÃO:          Tecnológica, semestral.

 

          ESCOLARIDADE:          3,5 horas semanais (P) (módulo I, módulo de desenho à mão).

 

                      DURAÇÃO:          8 semanas, ou 28 horas de aulas práticas (14 aulas ou 21,5 horas efectivas).

 

                      CRÉDITOS:          5.0 ECTS

 

                OBJECTIVOS:          Informação e formação técnica.

Pretende-se dotar os alunos com capacidades elementares que os habilitem a ler e interpretar desenhos técnicos de conjunto e de detalhe e para fundamentadamente executá-los em estirador, atendendo às normas nacionais e internacionais em vigor, desenvolver e treinar neles hábitos de visualização de objectos tri-dimensionais representados em espaços bi-dimensionais, educar o seu espírito crítico acerca das técnicas de elaboração e de execução mediante uma avaliação exercida por métodos lógicos baseados na geometria euclidiana, e prepará-los para compreender a execução de desenho por meios informáticos.

 

                    CONTEÚDO:          Construções geométricas básicas e geometria euclidiana;  desenho de perspectivas e desenho de projecções de formas exteriores e de secções e de cortes;  cotagem.

 

                    DIDÁCTICA:          Leccionação:  aulas modulares;  apresentação do tema e dos tópicos por exposição oral, eventualmente apoiada por instrumentos didácticos apropriados, seguida de execução de trabalhos em estirador.

FrequênciaReconhecimento:  pela matrícula e pela inscrição;  pelo regime de presenças.

Avaliação e classificação:  apreciação pelo corpo docente da qualidade dos trabalhos executados conjugada com os conteúdos e as formas das interpelações e das argumentações bi- e multi-direccionais nas discussões feitas em aula, e, eventualmente, com prova escrita de frequência.

Exames Finais:  admissão:  condicionada à obtenção de reconhecimento de frequência;  dispensa, realização, notas, classificações e resultados:  de acordo com o Regulamento Pedagógico da E.S.T.G. e em coordenação com o segundo módulo.

 

           BIBLIOGRAFIA             básica:

                      SUGERIDA:

Veiga da Cunha, L.:  Desenho Técnico, 14ª ed., col. Manuais Universitários, Lisboa, Portugal, UE, Fund. C. Gulbenkian, 2008.

 

complementar:

 

Morais, J. S.:  Desenho de Construção, vols 1 e 3, Porto, Portugal, UE, Porto Ed., 1990.

Silva, A.;  Dias, J.;  Sousa, L.:  Desenho Técnico Moderno, Lisboa, Portugal, UE, Lidel, 2002.

 

suplementar:

 

Manfe, G.;  Pozzi, R.;  Scarato, G.:  Desenho Técnico Mecânico, São Paulo, SP, Brasil, Hemus, 1977.

Massinori, M.:  Ver Pelo Desenho, Lisboa, Portugal, UE, Edições 70, 1983.

Orduña, J. B.;  Rodriguez, A. M.:  Dibujo Tecnico 3 - Bachillerato, Madrid, Espanha, UE, Ed SM, 1995.

Villanueva, M.:  Practicas de Dibujo Tecnico, Bilbao, Espanha, UE, Urmo, S. A. de Ed., , 1981.

 

                PROGRAMA             1. - DESENHO E TÉCNICA   (3h)

                  INDICATIVO:

Desenho técnico e Técnica, tecnologia, actividades produtivas e actividades económicas;  desenho como linguagem técnica;  desenho e projecto;  responsabilidades dos intervenientes.

Desenho, Geometria e Geometria Descritiva;  desenho técnico e desenho artístico;  desenho à mão e desenho informático, erros sistemáticos e erros ocasionais.

Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas.

Visualização dos objectos bi- e tridimensionais através de representações gráficas planas;  ilusões de óptica;  representações simbólicas e representações convencionais.

Tipos de representação  e escalas de representação.   Coerência.

Convenções e normalização;  desenho técnico, normalização e normas;  sistemas de normalização;  a normalização em Portugal;  as normas portuguesas e a sua integração no ordenamento jurídico português e a harmonização europeia e as normas europeias;  normas de execução de desenho e normas de material de desenho.   Qualidade.

Material de desenho e técnicas fundamentais de execução de desenho e de utilização de equipamentos.

 

2. - conceitos fundamentais de geometria (6h)

 

Conceitos fundamentais:  entes geométricos primitivos e entes geométricos derivados;  propriedades e grandezas geométricas;  objectos e proposições fundamentais da geometria euclidiana em espaços bi-dimensionais e tri-dimensionais.  Geometrias não euclidianas.

 

3. - Construções geométricas (6h)

 

Construções geométricas elementares por aplicação dos conceitos e propriedades da geometria euclidiana nas técnicas de desenho.

Linhas rectas perpendiculares e paralelas:  construção da mediana de um segmento de recta, de recta perpendicular a um extremo de um segmento de recta, de recta paralela a uma outra.

Ângulos:  construção da bissectriz de um ângulo.

Circunferências:  construção de uma circunferência ou de um arco de circunferência sendo dados o centro de curvatura e o raio de curvatura, ou dois pontos e o raio de curvatura, ou três pontos;  determinação do centro de curvatura de um arco dado;  determinação da tangente a um arco dado.

Linhas poligonais:  construção de polígonos regulares e não regulares inscritos e excritos em circunferências;  divisão da circunferência em partes iguais.

Construção de linhas cónicas (elipse, parábola, hipérbole).

Construção de ogivas, de ovais e de óvulos.

Concordâncias:  conceito e construção de concordâncias circulares entre pontos, entre rectas paralelas ou convergentes, entre rectas e circunferências e entre circunferências e entre arcos de circunferências.

 

4. - PERSPECTIVAS E PROJECÇÕES  (4h)

 

Tipos de projecções:  projecções centrais e projecções paralelas;  projecções oblíquas e ortogonais, método americano e método europeu.

Representação das projecções ortogonais de objectos a partir das suas perspectivas.

Tipos de perspectivas:  perspectivas axonométricas isométricas, dimétricas e trimétricas;  pontos de fuga e linhas de fuga.

Representação das perspectivas de objectos a partir das suas projecções ortogonais.

 

5. - CORTES, SECÇÕES E ROTURAS  (2h)

 

Cortes e seccionamentos:  visualização, concepção, execução e representação.

Tipologia dos cortes.   Rebatimento e deslocamento de secções.

 

6. - COTAGEM  (2h)

 

Medidas e cotagem dimensional.

Representações gráficas:  linhas de cotas e linhas de chamada, setas, barras, números de cotas, letras e símbolos.   Inserção de cotas e intersecção de linhas de cotagem.

Cotagem  nominal.

 

7. - REPRESENTAÇÕES PARTICULARES E PROJECTOS  (2h)

 

Particularidades da representação gráfica de edifícios residenciais, comerciais e fabris, de elementos mecânicos, de instalações hidráulicas, de instalações eléctricas, de instalações de processos industriais;  escalas típicas;  normas e símbolos.

Planificação e representação de superfícies planificáveis e não planificáveis.

Desenho e planeamento de obras.

Os diferentes níveis de resolução de desenho em projecto:  desenhos de conjunto e desenhos de pormenor.

 

                            NOTAS:          1.   O Programa Indicativo é indicado pela ordenação lógica dos temas e dos tópicos, mas uns e outros poderão ser integrados nas aulas segundo uma outra sequência.   O tema 7. será tratado se houver tempo.

 

2.   As durações implícitas no número de aulas indicado para os temas no Programa Indicativo reflectem apenas a percepção que o corpo docente tem acerca da importância relativa que eles têm entre si, devida tanto ao conteúdo como às exigências de dedicação, pelo que não são taxativas.

 

3.   Os trabalhos destinados à execução em aula poderão ser terminados fora dela e entregues na aula seguinte sem sofrerem penalização.

 

       CORPO DOCENTE:          P. M. de Vasconcelos;  J. A. S. de Vasconcelos.

                       RELATOR:          J. A. S. de Vasconcelos

 

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