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ANO LECTIVO DE 2011-2012
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
DESENHO TÉCNICO E CAD
(módulo de desenho à mão em estirador)
turno diurno, turma 1 (2ªs-feiras, 15h30 - 17h30; 5ªs-feiras, 14h00 - 15h30)
aula 1
23.fev.12
Apresentação do curso. Objectivos e finalidades da cadeira e conteúdo curricular e temático. Metodologias, métodos e critérios pedagógicos adoptados; meios didácticos recomendados aos alunos. Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas; desenho como linguagem técnica. Desenho Técnico à mão e por meio de aplicações informáticas.
aula 2
27.fev.12
Inquirição escrita acerca do nível, da profundidade e da qualidade dos conhecimentos possuídos pelos alunos para referência e orientação pedagógica (I e II parte).
aula 3
1.mar.12
Comentários sobre a Inquirição feita na aula anterior.
trabalho 1: rectas perpendiculares e paralelas e divisão de segmentos de recta em partes iguais.
aula 4
5.mar.12
Comentários acerca do trabalho 1.
trabalho 2: bissectriz de um ângulo; desenho de circunferências sob diferentes dados; recta tangente a uma circunferência e recta tangente a uma circunferência.
aula 5
8.mar.12
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turno nocturno, turma 1 (4ªs-feiras, 18h00 - 19h30; 5ªs-feiras, 21h30 - 23h30)
aula 1
22.fev.12
Apresentação do curso. Objectivos e finalidades da cadeira e conteúdo curricular e temático. Metodologias, métodos e critérios pedagógicos adoptados; meios didácticos recomendados aos alunos. Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas; desenho como linguagem técnica. Desenho Técnico à mão e por meio de aplicações informáticas.
aula 2
23.fev.12
Inquirição escrita acerca do nível, da profundidade e da qualidade dos conhecimentos possuídos pelos alunos para referência e orientação pedagógica (I e II parte).
aula 3
29.fev.12
Comentários sobre a Inquirição feita na aula anterior.
trabalho 1: rectas perpendiculares e paralelas e divisão de segmentos de recta em partes iguais.
aula 4
1.mar.12
Comentários acerca do trabalho 1.
trabalho 2: bissectriz de um ângulo; desenho de circunferências sob diferentes dados; recta tangente a uma circunferência e recta tangente a uma circunferência.
aula 5
7.mar.12
trabalho 2: execução e discussão.
aula 6
8.mar.12
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INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIAS RENOVÁVEIS
DESENHO TÉCNICO E CAD
(módulo de desenho à mão em estirador)
ANO LECTIVO DE 2011-2012
TIPO E
LOCALIZAÇÃO: Tecnológica, semestral.
ESCOLARIDADE: 3,5 horas semanais (P) (módulo I, módulo de desenho à mão).
DURAÇÃO: 8 semanas, ou 28 horas de aulas práticas (14 aulas ou 21,5 horas efectivas).
CRÉDITOS: 5.0 ECTS
OBJECTIVOS: Informação e formação técnica.
Pretende-se dotar os alunos com capacidades elementares que os habilitem a ler e interpretar desenhos técnicos de conjunto e de detalhe e para fundamentadamente executá-los em estirador, atendendo às normas nacionais e internacionais em vigor, desenvolver e treinar neles hábitos de visualização de objectos tri-dimensionais representados em espaços bi-dimensionais, educar o seu espírito crítico acerca das técnicas de elaboração e de execução mediante uma avaliação exercida por métodos lógicos baseados na geometria euclidiana, e prepará-los para compreender a execução de desenho por meios informáticos.
CONTEÚDO: Construções geométricas básicas e geometria euclidiana; desenho de perspectivas e desenho de projecções de formas exteriores e de secções e de cortes; cotagem.
DIDÁCTICA: Leccionação: aulas modulares; apresentação do tema e dos tópicos por exposição oral, eventualmente apoiada por instrumentos didácticos apropriados, seguida de execução de trabalhos em estirador.
Frequência: Reconhecimento: pela matrícula e pela inscrição; pelo regime de presenças.
Avaliação e classificação: apreciação pelo corpo docente da qualidade dos trabalhos executados conjugada com os conteúdos e as formas das interpelações e das argumentações bi- e multi-direccionais nas discussões feitas em aula, e, eventualmente, com prova escrita de frequência.
Exames Finais: admissão: condicionada à obtenção de reconhecimento de frequência; dispensa, realização, notas, classificações e resultados: de acordo com o Regulamento Pedagógico da E.S.T.G. e em coordenação com o segundo módulo.
BIBLIOGRAFIA básica:
SUGERIDA:
Veiga da Cunha, L.: Desenho Técnico, 14ª ed., col. Manuais Universitários, Lisboa, Portugal, UE, Fund. C. Gulbenkian, 2008.
complementar:
Morais, J. S.: Desenho de Construção, vols 1 e 3, Porto, Portugal, UE, Porto Ed., 1990.
Silva, A.; Dias, J.; Sousa, L.: Desenho Técnico Moderno, Lisboa, Portugal, UE, Lidel, 2002.
suplementar:
Manfe, G.; Pozzi, R.; Scarato, G.: Desenho Técnico Mecânico, São Paulo, SP, Brasil, Hemus, 1977.
Massinori, M.: Ver Pelo Desenho, Lisboa, Portugal, UE, Edições 70, 1983.
Orduña, J. B.; Rodriguez, A. M.: Dibujo Tecnico 3 - Bachillerato, Madrid, Espanha, UE, Ed SM, 1995.
Villanueva, M.: Practicas de Dibujo Tecnico, Bilbao, Espanha, UE, Urmo, S. A. de Ed., , 1981.
PROGRAMA 1. - DESENHO E TÉCNICA (3h)
INDICATIVO:
Desenho técnico e Técnica, tecnologia, actividades produtivas e actividades económicas; desenho como linguagem técnica; desenho e projecto; responsabilidades dos intervenientes.
Desenho, Geometria e Geometria Descritiva; desenho técnico e desenho artístico; desenho à mão e desenho informático, erros sistemáticos e erros ocasionais.
Os lugares da Geometria e do Desenho Técnico nas ciências e nas técnicas.
Visualização dos objectos bi- e tridimensionais através de representações gráficas planas; ilusões de óptica; representações simbólicas e representações convencionais.
Tipos de representação e escalas de representação. Coerência.
Convenções e normalização; desenho técnico, normalização e normas; sistemas de normalização; a normalização em Portugal; as normas portuguesas e a sua integração no ordenamento jurídico português e a harmonização europeia e as normas europeias; normas de execução de desenho e normas de material de desenho. Qualidade.
Material de desenho e técnicas fundamentais de execução de desenho e de utilização de equipamentos.
2. - conceitos fundamentais de geometria (6h)
Conceitos fundamentais: entes geométricos primitivos e entes geométricos derivados; propriedades e grandezas geométricas; objectos e proposições fundamentais da geometria euclidiana em espaços bi-dimensionais e tri-dimensionais. Geometrias não euclidianas.
3. - Construções geométricas (6h)
Construções geométricas elementares por aplicação dos conceitos e propriedades da geometria euclidiana nas técnicas de desenho.
Linhas rectas perpendiculares e paralelas: construção da mediana de um segmento de recta, de recta perpendicular a um extremo de um segmento de recta, de recta paralela a uma outra.
Ângulos: construção da bissectriz de um ângulo.
Circunferências: construção de uma circunferência ou de um arco de circunferência sendo dados o centro de curvatura e o raio de curvatura, ou dois pontos e o raio de curvatura, ou três pontos; determinação do centro de curvatura de um arco dado; determinação da tangente a um arco dado.
Linhas poligonais: construção de polígonos regulares e não regulares inscritos e excritos em circunferências; divisão da circunferência em partes iguais.
Construção de linhas cónicas (elipse, parábola, hipérbole).
Construção de ogivas, de ovais e de óvulos.
Concordâncias: conceito e construção de concordâncias circulares entre pontos, entre rectas paralelas ou convergentes, entre rectas e circunferências e entre circunferências e entre arcos de circunferências.
4. - PERSPECTIVAS E PROJECÇÕES (4h)
Tipos de projecções: projecções centrais e projecções paralelas; projecções oblíquas e ortogonais, método americano e método europeu.
Representação das projecções ortogonais de objectos a partir das suas perspectivas.
Tipos de perspectivas: perspectivas axonométricas isométricas, dimétricas e trimétricas; pontos de fuga e linhas de fuga.
Representação das perspectivas de objectos a partir das suas projecções ortogonais.
5. - CORTES, SECÇÕES E ROTURAS (2h)
Cortes e seccionamentos: visualização, concepção, execução e representação.
Tipologia dos cortes. Rebatimento e deslocamento de secções.
6. - COTAGEM (2h)
Medidas e cotagem dimensional.
Representações gráficas: linhas de cotas e linhas de chamada, setas, barras, números de cotas, letras e símbolos. Inserção de cotas e intersecção de linhas de cotagem.
Cotagem nominal.
7. - REPRESENTAÇÕES PARTICULARES E PROJECTOS (2h)
Particularidades da representação gráfica de edifícios residenciais, comerciais e fabris, de elementos mecânicos, de instalações hidráulicas, de instalações eléctricas, de instalações de processos industriais; escalas típicas; normas e símbolos.
Planificação e representação de superfícies planificáveis e não planificáveis.
Desenho e planeamento de obras.
Os diferentes níveis de resolução de desenho em projecto: desenhos de conjunto e desenhos de pormenor.
NOTAS: 1. O Programa Indicativo é indicado pela ordenação lógica dos temas e dos tópicos, mas uns e outros poderão ser integrados nas aulas segundo uma outra sequência. O tema 7. será tratado se houver tempo.
2. As durações implícitas no número de aulas indicado para os temas no Programa Indicativo reflectem apenas a percepção que o corpo docente tem acerca da importância relativa que eles têm entre si, devida tanto ao conteúdo como às exigências de dedicação, pelo que não são taxativas.
3. Os trabalhos destinados à execução em aula poderão ser terminados fora dela e entregues na aula seguinte sem sofrerem penalização.
CORPO DOCENTE: P. M. de Vasconcelos; J. A. S. de Vasconcelos.
RELATOR: J. A. S. de Vasconcelos
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