• Esta disciplina insere-se no âmbito do estudo das actividades usualmente não tratadas no dito currículo formal, sendo contudo bastante requisitadas em actividades extra-curriculares. Os assuntos tratados nesta disciplina são orientados para as grandes motivações actuais quer de alunos quer de professores. Cinco são actividades essencialmente orientadas para a natureza e pretendem unir desporto e ecologia na protecção e desfrute do ambiente, enquanto a outra visa a formação específica para o desenvolvimento de actividades profissionais no crescente e relevante universo da prescrição da actividade física, no contexto dos ginásios e health-clubs.

    Objectivos:

    1. A experimentação de actividades de exploração da natureza e jogos não codificados;

    2 O estudo da implementação deste tipo de actividades como complemento educativo;

    3 Fornecer instrumentos de gestão e organização e experimentar situações simplificadas de condução de actividades físicas alternativas;

    4. Investir nos hábitos de dinamização e implementação de actividades não codificadas e sua implementação no meio escolar;

    5. Fornecer os elementos básicos da actividade profissional para o treino da força em ginásios e health-clubs.

    Conteúdos:

    • Musculação. Exercícios, técnicas, e metodologias a utilizar com máquinas de musculação, pesos livres e resistência manual. A musculação no ambiente de academia.
    • Jogos Tradicionais/Dinâmicas de Grupo. Experimentação prática. Metodologias de ensino - aprendizagem em contexto escolar.
    • Orientação. Experimentação prática. Aprendizagem em contextos apropriados. Organização e condução de actividades de ensino - aprendizagem.
    • Manobra de cordas. Experimentação prática. Montagem de sistemas simples e manipulação de equipamentos específicos.
    • Badminton. Experimentação prática.