Importação de ficheiros em formato "GIFT"

GIFT é o formato de importação mais completo disponível para importar perguntas de mini-testes, de um ficheiro de texto para o Moodle. Aceita perguntas do tipo Escolha múltipla, Verdadeiro/Falso, Resposta Curta, Correspondência Correcta, Perguntas numéricas assim como a inserção de um campo ______ para o formato de completar frase. Diversos tipos de perguntas podem ser misturados num único ficheiro de texto e este formato aceita também comentários, nomes de perguntas, "feedback" e avaliações percentuais.

A codificação do texto do seu ficheiro de texto tem de ser utf-8 (a menos que utilize apenas caracteres ascii). Aqui tem um exemplo de um ficheiro de texto de perguntas: gift/examples.txt.

Conceitos básicos

Cada pergunta individual no ficheiro GIFT não deverá conter nenhuma linha em branco. Cada pergunta é delimitada por pelo menos uma linha em branco. Se precisar de representar uma linha em branco na sua pergunta, pode usar a combinação \n. Pode usar comentários sempre quiser mas deverão começar com duas barras inclinadas (//) no início da linha.

TIPOS DE PERGUNTAS

Escolha Múltipla:
Nas perguntas de escolha múltipla, as respostas erradas são precedidas por um til (~) e a resposta correcta é precedida por um sinal de igual (=).

    Quem está enterrado no túmulo de Grant? {~Grant ~Jefferson =ninguém}

O formato de Completar Frase insere automaticamente uma linha para preencher (assim_______) no meio da frase. Para utilizar o formato da completar frase, ponha as respostas onde quizer que a linha apareça na frase.

    Grant está {~enterrado =sepultado ~vivo} no túmulo de Grant.

Se as respostas estiverem antes do ponto final, uma linha a preencher será inserida no formato "completar frase.". Todos os tipos de perguntas podem ser escritos no formato de completar frase.

Tem de existir uma linha em branco (duplo final de linha) para separar as perguntas. Para maior claridade, as respostas podem ser escritas em linhas separadas ou até fazendo parágrafos. Por exemplo:

      O feriado americano de Acção de Graças é celebrado na {
       ~segunda
       ~terceira
       =quarta
     } Quinta-feira de Novembro.

     Os caracteres japoneses são originalmente de que país? {
        ~India
        =China
        ~Corea
        ~Egipto}

Resposta Curta:
As respostas das perguntas do tipo Resposta Curta são todas precedidas por um sinal de igual (=), indicando que todas elas são respostas correctas. As respostas não devem ter um til.

     Quem está enterrado no túmulo de Grant? {=nenhuma pessoa =ninguém}

    Dois mais dois é igual a {=quatro =4}.

Se houver apenas uma Resposta Curta correcta, ela pode ser escrita sem ser precedida do sinal de igual, desde que não seja confundida com Verdadeiro/Falso.

Verdadeiro/Falso:
Neste tipo de pergunta a resposta indica se a frase é verdadeira ou falsa. A resposta deve ser escrita {TRUE} ou {FALSE} ou abreviada em {T} ou {F}.

    Grant está enterrado no túmulo de Grant. {F}

     O sol nasce a Este.{V}

Correspondência Correcta:
Os pares de correspondência correcta começam com um sinal de igual (=) e são separadas por este símbolo "->". Tem de haver, pelo menos, três pares de correspondência correcta.

      Pergunta de Correspondência Correcta. {
        =subpergunta1 -> subresposta1
        =subpergunta2 -> subresposta2
        =subpergunta3 -> subresposta3
         }

     Faça corresponder os seguintes países com as suas respectivas capitais. {
        =Canada -> Otava
        =Itália -> Roma
        =Japão -> Tóquio
        =Índia -> Nova Deli
        }

As perguntas de Correspondência Correcta não aceitam "feedback" ou resposta de valor percentual.

Pergunta Numérica:
A secção de respostas das perguntas Numéricas tem de começar com um sinal de número (#). As perguntas numéricas podem incluir uma margem de erro, que é escrita imediatamente a seguir à resposta correcta, separada por dois pontos. Assim sendo, por exemplo, se a resposta correcta é algo entre 1.5 e 2.5, então deve ser escrita da seguinte forma {#2:0.5}. Isto indica que 2 com uma margem de erro de 0.5 está correcto (ou seja, o intervalo de 1.5 a 2.5). Se não for especificada nenhuma margem de erro, ela será assumida como zero.

    Quando nasceu Ulysses S. Grant? {#1822}

   Qual é o valor de pi (com 3 casas decimais)? {#3.1415:0.0005}.

Por opção, as respostas numéricas podem ser escritas como um intervalo, usando o seguinte formato {#Valor Mínimo..Valor Máximo}.

    Qual é o valor de pi?  (com 3 casas decimais?) {#3.141..3.142}.

A interface do Moodle no navegador não implementa respostas numéricas múltiplas mas o código do Moodle já o faz, tal como o do GIFT. Isto pode ser utilizado para especificar múltiplos intervalos numéricos e pode ser particularmente útil quando combinado com avaliações de grau percentual. Se são utilizadas respostas múltiplas, estas têm de ser separadas por um sinal de igual, tal como nas perguntas de Resposta Curta.

    Quando nasceu Ulysses S. Grant? {#
         =1822:0
         =%50%1822:2}

Repare que, uma vez que GUI do Moodle para o navegador não aceita respostas múltiplas para as Perguntas Numéricas, não há forma de as vizualizar ou editá-las a través do Moodle. A única maneira de mudar uma resposta numérica além da primeira, é apagar a pergunta e reimportá-la (ou utilizar algo como phpMyAdmin).

OPÇÔES

A juntar a estes tipos básicos de perguntas, este filtro oferece as seguintes opções: comentários, nome de pergunta, "feedback" e resposta de valor percentual.

Comentários:
O ficheiro de texto poderá incluir comentários que não serão importados para o Moodle. Isto pode ser utilizado para providenciar cabeçalhos ou mais informação sobre as perguntas. Todas as linhas que comecem com duas barras inclinadas (excepto tabulações ou espaços no início) serão ignoradas pelo filtro.

    //Subtítulo: Perguntas Numéricas em baixo
    Quanto é dois mais dois? {#4}

Nome da Pergunta:
O nome de uma pergunta pode ser especificada colocando-o em primeiro lugar e entre um par de dois pontos duplos.

    ::Origens Kanji:: Os caracteres japoneses são originais
    de que País? {=China}

    ::A data de Acção de Graças:: O feriado americano de Acção de Graças é
    celebrado na  (~segunda ~terceira =quarta) quinta-feira de Novembro.

Se nenhum Nome de Pergunta é especificado, toda a pergunta será utilizada como o nome por omissão.

"Feedback":
Todas as respostas podem incluir "feedback", sendo estas seguidas por um sinal de número (# também conhecido como cardinal) e o "feedback".

    Qual a resposta para esta pergunta de escolha múltipla? {
   ~resposta errada#comentário em "feedback" sobre a resposta errada
   ~outra resposta errada#comentário em "feedback" sobre esta resposta errada
   =resposta correcta#Muito bem!}

   Quem está enterrado no túmulo de Grant?{
   =nenhuma pessoa#resposta excelente!
   =ninguém#resposta excelente!}

   Grant está enterrado no túmulo de Grant.{FALSO#ninguém está enterrado no
   túmulo de Grant.}

Nas perguntas de Escolha Múltipla, o "feedback é apenas revelado para a resposta que o aluno seleccionou. Para a Resposta Curta, o "feedback" é visualizado apenas quando os alunos dão a entrada de dados da resposta correcta correspondente. Para as perguntas Verdadeiro/Falso, o "feedback" importado é gravado para ser apresentado se o aluno escolher a resposta errada. Portanto, no último exemplo acima referido, o aluno apenas verá o "feedback" se seleccionou VERDADEIRO como a sua resposta.

Pesos percentuais das respostas:
Os pesos percentuais das respostas estão disponíveis tanto para as perguntas de Escolha Múltipla como para as de Resposta Curta. Os pesos percentuais das respostas podem ser incluídos escrevendo a percentagem desejada, entre dois sinais percetuais (por exemplo, %50%), a seguir ao til (para Escolha Múltipla) ou ao sinal de igual (para as de Resposta Curta). Esta opção pode ser combinada com comentários em "feedback".

    Pergunta difícil. {~resposta errada ~%50%resposta com meia cotação
    =resposta com cotação máxima}

    ::Cidade de Jesus::Jesus Cristo era de {
    ~Jerusalem#Era uma cidade importante, mas a resposta está errada.
    ~%25%Belém#Nasceu aqui, mas não foi criado aqui.
    ~%50%Galileia#Precisa de ser mais específico.
    =Nazaré#Sim! Está certo!}.

     ::Cidade de Jesus:: Jesus Cristo era de {
     =Nazaré#Sim! Está certo!
     =%75%Nazzaré#Certo, mas mal soletrado.
     =%25%Belém#Nasceu aqui, mas não foi aqui criado.}

Repare que os dois últimos exemplos são, na sua essência, a mesma pergunta, primeiro como escolha múltipla e depois como pergunta com resposta curta.

Repare que é possível especificar para as respostas valores percentuais que NÃO estão disponíveis através da interface Web. O menu desplegável Equivalência de notas, na página de importação, determina como serão tratadas essas notas. Pode pedir que seja apresentada uma mensagem de erro ou que o peso seja arredondado para o peso mais próximo entre as respostas válidas.

Especificação do formato do texto da pergunta
O texto da pergunta (unicamente) pode ter uma especificação opcional do formato. Os formatos disponíveis actualmente são moodle (formatação automática do Moodle), html (formato HTML), plain (formato de texto plano) e markdown (formato Markdown). O formato escreve-se entre parêntesis rectos imediatamente antes do texto da pergunta. Mais informações sobre formatos de texto no Moodle.

[markdown]O *feriado americano de Acção de Graças* celebra-se na {
         ~segunda
         ~terça
         =quarta
     } Quinta-feira de Novembro.    

Respostas Múltiplas:
A opção Respostas Múltiplas é utilizada nas perguntas de escolha múltipla quando duas ou mais respostas têm de ser seleccionadas de forma a obter cotação máxima. A opção de respostas múltiplas é possível atribuindo um valor de resposta parcial às respostas múltiplas, enquanto que não permite uma resposta única para obter cotação máxima.

    Que duas pessoas estão sepultadas no túmulo de Grant? {
         ~Ninguém
         ~%50%Grant
         ~%50% A mulher de Grant
         ~O pai de Grant}

Repare que não há sinal nenhum de (=) em qualquer resposta e que as respostas não podem totalizar mais de 100%, senão o Moodle dará sinal de erro. Para evitar o problema dos alunos obterem automaticamente 100% ao verificarem todas as respostas, é preferível incluir valores de resposta negativa relativamente às que estão erradas.

    Que duas pessoas estão sepultadas no túmulo de Grant? {
         ~%-50%Ninguém
         ~%50%Grant
         ~%50%A mulher de Grant
         ~%-50%O pai de Grant}

Caracteres Especiais ~ = # { } :
Estes símbolos ~ = # { } controlam a operação deste filtro e não podem ser utilizados como um texto normal nas perguntas. Uma vez que estes símbolos têm uma função específica para determinar a operação deste filtro, chamam-se "caracteres de controlo". Mas às vezes pode querer utilizar um destes caracteres, por exemplo para mostrar uma fórmula matemática numa pergunta. A forma de contornar este problema é "fugir" aos caracteres de controlo - Isto significa pôr simplesmente um travessão invertido (\) antes de um caracter de controlo, assim o filtro saberá que o quer utilizar como um caracter literal em vez de um caracter de controlo. Por exemplo:

     Que resposta é igual a 5? {
          ~ \= 2 + 2
          = \= 2 + 3
          ~ \= 2 + 4  }

    ::Caracteres de Controlo GIFT::
    Qual dos seguintes NÂO é um carácter de controlo no formato de importação
    GIFT? {
        ~ \~     # \~ é um carácter de controlo
        ~ \=     # \= é um carácter de controlo
        ~ \#     # \# é um carácter de controlo
        ~ \{     # \{ é um carácter de controlo
        ~ \}     # \} é um carácter de controlo
        = \     # Correcto! \ ( travessão invertido) não é um carácter de controlo.
        MAS, é utilizado para fugir aos caracteres de controlo.
    }

Quando a pergunta é processada, o travessão invertido é retirado e não é gravado no Moodle.

Outras Opções: As perguntas de Resposta Curta podem ser feitas sensitivas a maiúsculas e minúsculas alterando "0" para "1" na seguinte linha:
$question->usecase = 0; // Ignore case

Índice de todos os ficheiros de ajuda
Língua na qual mostrar esta ajuda: English